>

20 de ago. de 2017

(Poesia) PEDRO LUSO - Poetas modernos


POETAS MODERNOS
- PEDRO LUSO DE CARVALHO


Ouvia-se alaridos tantos
nos tantos quadrantes
no longíquo ano de vinte
e dois, saídos do teatro
paulista, mudanças tantas,
repto ao estável universo
das artes, que giravam
giravam em redemoinho.

Vanguardistas viam à frente
ocultos horizontes:
Oswald de Andrade
e Mário de Andrade
(que nem parentes eram).


Palco do Teatro Municipal,
expostas as vísceras
de conservadores,
tantos passos à frente
mutação nunca imaginada.

Frutos dessa mesma árvore
da Semana, os poetas:
Manuel Bandeira, Carlos
Drummond de Andrade,
Cecília Meireles, Vinícius
de Moraes
e João Cabral de Melo Neto.

Poetas modernos
da árvore de 22 ramificada
há muitos no país,
carência de espaço e tempo,
pausa para citá-los.


*   *   *



38 comentários:

  1. "Ninguém tasca, eu vi primeiro!" Muitíssimo bom o teu poema elucidativo da semana de arte moderna. Para mim, dois papas por excelência: Vinícius e Bandeira. Vinícius pelos poemas de amor extraordinários e Bandeira pela perfeição dos versos. Os outros também foram bons, ao meu gosto, mas os dois citados são demais, meu amigo. Parabéns, Pedro! Grande abraço. Laerte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo Laerte concordo contido no que diz respeito ao Vinicius de Moraes, pois penso haver unanimidade em ser ele o que melhor canta o amor, dentre os poetas brasileiros. Quanto aos demais, Bandeira, Drummond, Cecília Meireles e João Cabral coloco-os no primeiro patamar da poesia brasileira moderna, juntamente com Vinicius, com destaque para Drummond, que para mim é o melhor de todos os nossos poetas.
      Obrigado, Laerte, pela visita e pelo comentário.
      Um grande abraço.
      Pedro

      Excluir
  2. A Semana da Arte Moderna ficou conhecida como a Semana de 22.
    Esse grupo, que falas em parte, tinha como objetivo romper com o academismo nas artes e nas letras: renovar, chocar, ousar, escandalizar e chamar a atenção para modificar as ideias e formas na pintura e literatura, levar ao público um espírito nacionalista. Sim, os trabalhos apresentados por este grupo chocaram profundamente o público, mas as ideias plantadas germinaram e formaram uma nova geração de artistas, mais preocupados com a humanidade, com a expressão dinâmica do século 20, com a violência, com a mulher como colaboradora inteligente da sociedade e da cultura, e com a nacionalização da arte.
    Adorei esse teu poema, essa bela criação porque sou fã da poesia e da arte moderna. Beijinho - daqui do lado!

    ResponderExcluir
  3. Anônimo06:01

    Hola Pedro.
    Como no paso tan seguido como quisiera doy un repaso y me paro aquí, para disfrutar de estas tus amenas letras sobre el arte.
    Un abrazo.
    Ambar

    ResponderExcluir
  4. Como Taís e Laerte, também gostei muito de tua poesia e inspiração ! Que tenhas ótima semana cheia de boas delas... abraços,chica

    ResponderExcluir
  5. Sempre belos os seus poemas! Amei

    Beijinhos e uma boa semana.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo bonito poema com que nos brinda, Pedro.

    Uma mostra do seu enorme talento numa homenagem a todos os grandes Poetas dessa 'fornada' de 22. Lindo!

    Um abraço, com admiração e muito respeito.

    ResponderExcluir
  7. Me sirve mucho conocer de tu criterio sobre los poetas de tu tierra, para basada en él, conocer más de sus letras.
    Un fuerte abrazo.

    ResponderExcluir
  8. Boa noite Pedro.
    Um lindo poema em homenagem aos grandes poetas. Uma feliz semana para você e a querida Tais. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  9. Pedro

    num só poema você homenageou os melhores
    gostei bastante
    boa semana
    beijo
    :)

    ResponderExcluir
  10. Maravilhosa homenagem a esses poetas que tanto nos encantaram e continuam nos encantando com suas obras literárias.
    Obrigada Pedro pela visita e comentário.
    Abraços-Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
  11. Meu amigo poeta Pedro, nem vou me estender muito no meu comentário, pois li os que já comentaram e concordo, só posso acrescentar que fizestes uma boa colocação dos versos nos relembrando essa parte da história, "A Semana da Arte Moderna", nossos poetas muito bem lembrados por aqui!
    Abraços apertados!

    ResponderExcluir
  12. Eu, que sou grande admiradora desses enormes Poetas, gostei mesmo desta homenagem lindíssima, meu Amigo Pedro.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  13. Uma bela homenagem a estes "gigantes" da poesia brasileira de que sou um grande fã.
    Um abraço e boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    Livros-Autografados

    ResponderExcluir
  14. Un excelente homenaje. Gracias a tí, por tu gran aporte cultural.

    Un abrazo.

    ResponderExcluir
  15. Um linda poema homenageando merecidamenre grandes nomes da poesia.
    Um abraço.
    Élys,

    ResponderExcluir
  16. Grandes poetas.
    Num grande poema.
    Parabéns pela excelência da sua poesia, caro Pedro.
    Bom fim de semana.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  17. Belo poema a convocar nomes que cujo talento conquistou os leitores.
    Parabéns, Pedro.

    Beijinho.

    ResponderExcluir
  18. Foi um tempo em que se privilegiou sobremodo a cultura, de uma forma entusiástica, o que fez surgir talentos brilhantes. No campo literário aprecio todos.
    Excelente poema, estimado Pedro, recordando tempos bons e melhores...
    ~~~ Abraço ~~~

    ResponderExcluir
  19. Me par3ece un bonito homenaje a todos los poetas, principalmente a los actuales.
    Encuentro muy difícil saber hacer versos, tu lo haces muy bien.
    Un abrazo

    ResponderExcluir
  20. Un homenaje a los poetas de Brasil con el cariño y la admiración que merecen.

    mariarosa

    ResponderExcluir
  21. Bonita homenagem! Gosto dos nomes citados aqui, clássicos respeitados!...
    Abçs

    ResponderExcluir
  22. É sempre para mim muito agradável o encontro com os poetas.
    Daí ter gostado imenso deste seu post.
    Amigo não tenho estado mtº. pelo computador, porque estão
    em Portugal alguns familiares meus que vivem na Iranda,
    entre eles 3 crianças, e o tempo é praticamente todos
    para eles.
    Desejo muito que se encontre bem.
    Um abraço amigo.
    Irene Alves

    ResponderExcluir
  23. Estes grandes artesãos da poesia sempre estiveram na vanguarda da literatura e nos deixaram seus clássicos memoráveis.
    Um poema soberbo para homenagear estes grandes e imortais artífices da poesia
    Um abraço e boa semana

    ResponderExcluir
  24. Buenas noches : Gracias amigo por tu visita a mi blog, me gusta escribir ,poesía ,prosa, el caso es tener aquí en las redes algo que distraiga y guste a todos ...
    Me gusta tu blog
    Saludos

    ResponderExcluir
  25. Bela e poética homenagem.
    Um abraço
    Maria de
    Divagar Sobre Tudo um Pouco

    ResponderExcluir
  26. Bom vim no seu cantinho. Parabéns pela homenagem aqui. Ilustres nomes. Um abraço

    ResponderExcluir
  27. Homenagem mais do que merecida !
    gostei muito

    Pedro Luso, voltando ao comentario do meu blog
    não é o meu que faz cinco anos e sim da amiga Jack
    https://meucantinhos.blogspot.com.br/

    um abraço

    ResponderExcluir
  28. Bela criatividade aos mestres de 22 que fizeram girar a literatura criando raízes perfeitas como a sua mestre Pedro com sua bela homenagem e reverencia aos monstros sagrados.
    Meu abraço de paz amigo.

    ResponderExcluir
  29. Um belíssimo poema e homenagem aos grandes vultos da poesia brasileira... Melhor? Impossível!!! Gostei muito, mesmo!...
    Um grande abraço! Desejando a continuação de uma excelente semana...
    Ana

    ResponderExcluir
  30. Oi, Pedro, são os grandes poetas brasileiros que sedimentaram a formação poética de gerações do século XX...os formadores de nossas formas de sentir.Amo todos eles e compartilho as suas formas de ver o mundo cada um em cada fase de minha vida. Parabéns pela grata lembrança!
    Um abraço

    ResponderExcluir
  31. Olá Pedro,

    linda homenagem aos nossos poetas.
    Bjs

    Tânia Camargo

    ResponderExcluir
  32. olà Pedro!
    bravo, grande poeta...
    un abbraccio
    mariantonietta

    ResponderExcluir
  33. Pedro, boa tarde!
    Que belo poema e homenagem aos nossos poetas! Uma lembrança boa, que poderia ser atual, precisamos mais de ares assim!
    Quero agradecer pelos votos deixados lá no meu blog, por conta do meu aniversário. E, também, desculpar-me pela demora nesta visita, aqui no teu blog. Tenho andado um pouco em pausa, nada importante, apenas um descanso.
    Um forte abraço meu amigo, beijo.

    ResponderExcluir
  34. Pedro Luso
    Lembrar os poetas é um modo de recordar, como merecem. Os citados, dum modo geral, na maior parte contemporânios, dignos representantes da moderna poesia, caso bem significativo o Vinicius. Depois os muitos desconhecidos, que a actividade blogueira tem dado a conhecer, como é o caso presente.
    Abraço

    ResponderExcluir
  35. Buenos días Pedro: Gracias por tu visita ...yo siempre voy con mucha prisa ...gracias por tu atención y amistad ,es un placer venir a saludarte.
    un abrazo
    Marina

    ResponderExcluir
  36. Assim se fizeram e fazem as roturas para que a Cultura se reinvente. O Pedro lembra isso numa poesia em que lembra um naipe de poetas de excelência.
    Abraço.

    ResponderExcluir

Logo seu comentário será publicado,
muito obrigado pela sua leitura e comentário.
Meu abraço a todos os amigos.

Pedro Luso de Carvalho