>

14 de abr. de 2017

(Crônica) PEDRO LUSO - Nosso complexo de vira-latas




- PEDRO LUSO DE CARVALHO

O brasileiro tem o complexo de vira-latas, dizia, há décadas, o grande Nelson Rodrigues - dramaturgo, contista, cronista, jornalista. Na época em que lançou esse primor de definição, havia um encantamento com o socialismo e o comunismo no Brasil. Havia aqui um tempo favorável aos músicos e aos cantores, aos quais se somavam compositores e letristas que enalteciam Lênin, Trotsky, Marx, Engels e por aí afora.
Tendo em vista que Nelson Rodrigues era uma voz desafinada nessa época - católico e com simpatia pela direita - poucos aceitaram a sua constatação de que o brasileiro tem o complexo de vira-latas. Mas o fato é que sabem, os que nasceram aqui nesta terra de tantos políticos e empresários corruptos, que Nelson Rodrigues disse a mais pura verdade. Estivesse ele vivo, nos dias que correm, veria que o complexo de vira-latas do nosso povo piorou muito.
Depois do governo de José Sarney até o ano de 2014, mais ou menos, muitos brasileiros sentiam-se constrangidos por terem posição política de direita. Não ser socialista era uma posição desprezível e burguesa - esse argumento idiota. A pressão imposta a todos nós, que parecia não ter fim, não resistiu à pressão popular, que teve o seu inicio em 2013. Não demorou muito para que se desmanchasse o castelo de cartas.
Não podemos esquecer, no entanto, que continua viva a constatação de Nelson Rodrigues de que o brasileiro tem o complexo de vira-latas. Nada mais exato. Como o mundo nos vê hoje, depois que os empresários da Empreiteira Odebrecht delataram 190 políticos, que aguardam os trâmites legais no Supremo Tribunal Federal? Podemos ter absoluta certeza de que o nosso complexo de vira-latas está fora de controle.
Aceitemos o nosso complexo de vira-latas, em homenagem a Nelson Rodrigues. Agora o mal agravou-se. Os escândalos de corrupção estão tornando crônico esse complexo, pois a todo momento nos assalta a vergonha pelos maus atos de nossos políticos. Uns estão presos, enquanto outros foram denunciados por corrupção: cinco ex-presidentes da República, cinco Ministros do governo Temer, presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado. Esses escândalos não mais permitem a cura do complexo de vira-latas.


 *   *    *



39 comentários:


  1. Mas bota complexo de vira-latas nisso!! Não levanto minha cabeça. Seria hipocrisia minha dizer que tenho orgulho de ser brasileira. A verdade é que nossa fama está correndo mundo como o país mais corrupto! Quem sente vergonha, na real, somos nós. Ladrão não, até riram nas Delações Premiadas. Deve ter sido muito engraçado...Eles vão rir é depois...
    Somos um país sem moral e desacreditado. Somos o país das falcatruas. Muitos navegaram na esquerda iludidos pela boa-fé. Era o sonho utópico de uma geração ingênua que viveu numa ditadura. O preço que pagamos foi muito alto, nunca vi na vida um departamento (na Odebrecht) para administrar propinas!
    São todos umas velhas raposas que cuidam do galinheiro...
    Ótimo esse teu texto, assino embaixo com alegria. Mas saio daqui com ódio desses representantes do povo! Dessa muvuca escandalosa e criminosa que está nesse país.
    Beijo, querido.

    ResponderExcluir
  2. Le guerre e la corruzione sono i guai peggiori dell’umanità perché provocano povertà, fame, ingiustizie.
    Un abbraccio
    enrico

    ResponderExcluir
  3. Posso assinar contigo? Exatamente isso! CREDO! Sensação de NOJO de tudo isso! E também nojo do "engavetado vampiro" e TEMERário ter achado uma brecha na lei pra fora disso ficar apesar de estra mais sujo que pau de galinheiro! Nojo dele e de todos eles...
    A coisa correu todo Brasil e quantas caras de santinhos,não?
    Quem diria? Mas a velha frase de que basta dar um poder pra "cagada" fazer....( na real, modifiquei o ditado,rs)

    Uma Páscoa linda e feliz pra vocês! abração,chica

    ResponderExcluir
  4. Fabuloso texto, como sempre!!
    .
    PARA SI, EXTENSIVO AOS VOSSOS FAMILIARES E AMIGOS, UMA SANTA E FELIZ PÁSCOA. QUE A PAZ RESIDA NOS VOSSOS CORAÇÕES.
    .
    ABRAÇOS COM AMIZADE E CARINHO

    ResponderExcluir
  5. Pedro Luso
    "Vira Latas" é inegavelmente um bom a apodo, talvez mais para quem só sabe falar de politica baseado um determinado partido político. Ora a politica deve ser discutida mais no contexto sociológico. Cada partido político se forma e cresce na génese boa intenção de servir o seu país pela diferença. Porém aparecem sempre as mal intencionados a tentar servir a eles próprios.
    Neste estado de coisa, a organização política está em julgamento, tanto aí como aqui. Depois de oito meses preso aqui, um corrupto ex- Primeiro-Ministro e mais 27 capangas vão a julgamento por corrupção. Dessa no Brasil, aqui diz-se herança dos portugueses!...
    FELIZ PASCOA!...

    ResponderExcluir
  6. Nosso país está tão sujo no quesito política que temos vergonha de ler os noticiários pois só se fala nesse engodo em que estamos metidos e a cada dia que passa mais observamos o nosso país ser afundado por políticos safados que criam brechas na lei para se safar dos seus crimes. Vira latas sim e nós que os elegemos com o nosso voto bem intencionado.
    Haja estômago para engolir tanta safadeza num país que tem tudo para ser um lugar maravilhoso para viver, isso se não houver tantas sujeiras e corrupções
    Uma crônica espetacular amigo Pedro
    Uma feliz e abençoada páscoa para você e sua família
    Um abraço

    ResponderExcluir
  7. A corrupção tem crescido em todo o mundo e está fazendo muito mal a muitos países. Impossível saber quando ele vai parar o problema.
    Por agora, fazer o que pudermos para melhorar o nosso círculo imediato.
    um abraço, Pedro.

    ResponderExcluir
  8. Por cá... a coisa não está muito melhor... banqueiros, levando bancos à falência... de braço dado com políticos, das mais altas instâncias... que andam soltos, na boa... fugas ao fisco impunes... uma justiça... à medida da bolsa de cada um... eficaz para os fracos... e que tudo perdoa aos fortes... e por aí vai... e o povo é sereno... e tudo vai passando... vamos ver até quando!...
    Um grande abraço! Feliz domingo de Páscoa, para vocês!
    Tudo de bom!
    Ana

    ResponderExcluir
  9. Nelson Rodrigues disse: "Por 'complexo de vira-lata' entendo eu a inferioridade em que o brasileiro se coloca, voluntariamente, em face do resto do mundo. O brasileiro é um narciso às avessas, que cospe na própria imagem. Eis a verdade: não encontramos pretextos pessoais ou históricos para a autoestima."
    Em geral, concordo com ele, concordo contigo, meu amigo. Muitos brasileiros se acham inferiores. Mas a reversão já se dá em larga escala. Penso que nossos políticos têm complexo dos 40 ladrões da história de Ali Babá. Há uma grande esperança no ar, de eles serem presos e podermos voltar ao orgulho nacionalista. Tomara que sim. O Brasil merece. Um grande abraço

    ResponderExcluir
  10. Como se dice aquí en España:"en todos los lugares cuecen habas" y "otro vendrá que bueno me hará", y así es en todas las partes de mundo, con la única diferencia que en unos más, que en otros.
    La política es un camino espinoso para combatir a tanto corrupto.
    Un abrazo y feliz domingo.

    ResponderExcluir
  11. Acá la corrupción de un alto mando de carabineros nos tiene a todos dolidos, un horror, los que debieran dar el ejemplo buuuuuuuuuuuuuuuuuu
    Un abrazo grande para ti
    mar

    ResponderExcluir
  12. Boa noite Pedro.
    É meu amigo uma triste realidade. Infelizmente muitos que desaprova a corrupção quando tem alguma oportunidade esquece seus princípios morais e entra na sujeira. Infelizmente na minha opinião não se trata só de saber escolher quem colocamos no governo. Mas fazermos cada um a nossa parte sendo honesto e criando os filhos na absoluto honestidade. Se assim fosse talvez no futuro o Brasil teria jeito. Como sempre as suas postagem são digna de parabéns. Tudo muito bem colocado. Dá até nojo vermos tanta desonestidade. Só um milagre para vermos o Brasil sair desse buraco. A uns dias fiquei incrédula quando uns colegas me disseram que achava quê Lula sairia impune e ainda seria reeleito. Pensei so pode ser piada. Mas infelizmente pela atual inversão de valores. É bem capaz que tudo termine em pizza. Uma linda semana para vocês. Um grande abraço em você é na querida Taís.

    ResponderExcluir
  13. Custa a aceitar, meu Amigo Pedro, o período difícil por que está passando o povo brasileiro, devido ao péssimo comportamento dos que detêm o poder. Gostei da expressão "o complexo de vira-latas". Gosto sempre das suas crónicas.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  14. Bom dia, na minha opinião entendo que o povo brasileiro não tem o complexo de vira-latas, acontece é que os governantes fazem do enorme e rico Brasil o seu quintal, ignoram premeditadamente as suas responsabilidade para com o povo, o estado não pertence aos governantes, é do povo, todo o governante, tem o dever de governar de modo a dar dignidade ao seu povo, acesso à educação, saúde e habitação, enquanto existir governantes submissos ao poder económico a corrupção não vai parar, o poder politico é quem deve governar e não se sujeitar ás directrizes do poder económico.
    Boa semana,
    AG

    ResponderExcluir
  15. Hola Pedro, corructos no faltan en todas partes del mundo, para que haya más pobres. me ha encantado este texto que denucias sutilmente.

    Yo aún no sé como salió al aire mi entrada de dedicada a la madre, hoy la estuve corrigiendo que por cierto aun no terminé de hacerlo, Y cuando ahora abro el ordenador para terminar, veo con asombro que está publicada. Que cosas me pasan, eh!
    La guardé en borrador de inmediato puesto que el día de la madre no hoy es el primer domingo de mayo. Estoy rabiando.

    Espero que entiendas bien el idioma español para entender lo que explico

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendi perfeitamente, Marina. Estavas escrevendo para postar mais tarde, em homenagem ao Dia das Mães, que na verdade não foi neste domingo, na Espanha, será no primeiro domingo do mês de maio. Essas coisas acontecem conosco, que escrevemos para blogs.
      Um abraço.

      Excluir
  16. Percebi perfeitamente o seu ponto de vista, Pedro e concordo em absoluto.
    Não sei o porquê, mas há como que um certo constrangimento de alguém assumir que tem inclinação para um Regime político de direita. Assim, mesmo sem ter consciência disso, o povo brasileiro vai sofrendo na pele as consequências das suas escolhas de esquerda. Sabemos que a corrupção grassa em todo o mundo, independentemente do Regime que vigore, mas não adianta tapar o sol com a peneira.
    Gostei muito do seu blog, Pedro. E gostei daquilo que já li por cá.

    Desculpe a curiosidade, será que a Taís Luso é de sua família?
    Nunca a visitei nem ela a mim, mas encontro-a amiúde em alguns blogues que sigo.
    Um abraço, boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Janita, pela visita e pelo comentário, que muito me agradou.
      A Taís e eu somos casados e temos um casal de filhos.
      Tenho certeza de que a Taís vai gostar da tua visita no blog dela.
      Volte sempre.
      Um abraço.

      Excluir
  17. Há políticos corruptos em todos os partidos. Centremos a luta nas pessoas e nos valores culturais e sociais.
    No entanto, vale sempre a pena trazer a lume estes artigos de opinião.
    Beijinho, Pedro.

    ResponderExcluir
  18. Infelizmente a para nosso mal a corrupção virou virose planetária.
    Gostei bastante de ler este texto amigo Pedro.
    Um abraço e boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    Livros-Autografados

    ResponderExcluir
  19. Perdón por la extensión, Pedro, pero creo que en este caso merece la pena.

    Permítame que le diga, que aparte de la tristeza del tema, al leer su texto no he podido por menos que sonreir, porque he recordado que el tal Oderbrecht “sólo” pagó 755 mill. de euros en sobornos a doce países en total, incluido Brasil.
    El tema surge porque estando en un bar junto al río en Coimbra, una televisión estaba informando de que el Primer Ministro portugués, Sócrates, tenía un delito de corrupción de unos 23 mill. de euros. En esos momentos, el camarero con el que estábamos hablando nos dijo muy serio: “-Pueden estar ustedes orgullosos, se ve que son ustedes un país rico. He leído que el presidente de la autonomía catalana, Pujol, les ha robado a ustedes más de 3000 mill. y nuestro Primer Ministro sólo 23 mill. a todo el país”.
    Mi marido y yo nos echamos a reír (por no llorar) y quedamos de acuerdo en que acababa de nacer un nuevo índice para medir la riqueza de los países, una nueva medida de su poder, la de cuánto les han robado sus gobernantes.
    Saludos, Pedro.

    ResponderExcluir
  20. Amigo Pedro, yo solo creía que solo había corruptos en mi país, pero veo que la cosa se extiendo a otros muchos.
    Esperemos que algún día llegue uno que pare toda la corrupción en todas partes, creo que esto va a ser imposible.
    Un fuerte abrazo.

    ResponderExcluir
  21. La corrupción es un mal que se extiende a todos los países, o casi todos, que hacen la vista gorda ante un fenómeno muy triste que empaña a las democracias. El caso de Brasil es sangrante, como pasa en España.
    Un saludo desde Béjar

    ResponderExcluir
  22. Oi Pedro,
    Uma nojeira está nossa política.
    Tá aí uma coisa que deveria ser igualitária: p.x: Alguns concursos precisa-se de Faculdade e digo com toda convicção que certas Faculdade só querem dinheiro, professores ruins.
    Para alguns concursos precisa-se de Faculdade, nem que seja a pior.
    E o "lulinha" que Faculdade fez, a "faculdade do grito. Eu lecionei em São Bernardo e a minha escola era perto do Estádio da Vila Euclides, gritava tanto, que a diretora mandava-nos fazer soneca até passar aquela loucura.
    Pra quem sempre gostou de dormir pegava meu colchonete e travesseiro, meus aluninhos também e dormíamos até acabar aquela gritaria.
    Nós precisamos de Faculdade, arrebentar de estudar para passar num concurso para arrumar nada que se compare o que ganhou Lula e outro que até da vergonha de sermos brasileiros.
    Abraços
    Lua Singular

    ResponderExcluir
  23. La corrupción es algo terrible. Y, desgraciadamente, cada día parece que va a peor.

    Una pena.

    Un abrazo.

    ResponderExcluir
  24. Como estamos vendo, o problema não eram as ideias socialistas. É o capitalismo que está em ruína, e levando com ele especialmente o povo mais vulnerável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lola.
      Nós, brasileiros, sabemos que a Oldebrecht e outras empreiteiras "capitalistas" corromperam centenas de nossos políticos. FAÇO ESTA PERGUNTA: você sabe quais são esses políticos, que receberam propinas de bilhões de dólares?
      Um abraço

      Excluir
  25. Nosso pais nunca chegou a ser uma verdadeira democracia, somos quase um pais socialista, onde o que vigora é o corporativismo do estado e a falta de moral, honestidade e honra dos ditos "estadistas". Sim acredito que estaremos sendo vira-latas de baixarmos nossas cabeças, o erro não é nosso, eles é quem roubam e nós é que vamos sentir vergonha? Não, não tenho vergonha de ser brasileira, tenho nojo, ira e desejo de ver toda esta corja morrer na cadeia, só não tenho esperança, pois entre o desejo e a esperança existe uma grande distância.
    abraços, Léah

    ResponderExcluir
  26. Olá Pedro.
    Muitas verdades em seu texto.
    Muitos precisam ver e entender
    dessa forma.
    Sou infinitamente grata
    por estar sempre lendo
    no Espelhando.
    Apenas corrige meu nome
    é Catiaho, ta bom?
    Bjins
    Catiaho Alc.

    ResponderExcluir
  27. Pedro
    esta crónica está muito assertiva , mas deixe que acrescente que corrupção existe sim, e em grande escala, e infelizmente não é só no seu País.
    obrigada!
    beijo
    :)

    ResponderExcluir
  28. Deplorable situación estimado Pedro, no exclusiva de Brasil, en todo caso.Aquí en Chile se acaba de desmantelar, por ejemplo, una vasta red de financiamiento ilegal dentro de la policía uniformada, que operaba desde hace muchos años y que comprende millones y millones de pesos defraudados.

    Abrazo austral.

    ResponderExcluir
  29. Pedro, acho essa excelente definição muito apropriada também para Portugal.

    Um beijinho

    O Toque do coração

    ResponderExcluir
  30. Pedro adorei sua crônica e digo a você que estamos cada vez mais sentindo vergonha de sermos brasileiros.
    Apesar de amar o nosso Brasil,muitas vezes nós aqui em casa,mudamos os canais de jornais televisivos,para ver outros assuntos,pois esses já esgotaram a nossa paciência.
    Um grande beijo na Taís e obrigada pela visita.
    Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
  31. Me uno a tu denuncia, luchemos porque se destape la corrupción, luchemos porque los corruptos paguen, con todo el peso de la ley, en Brasil, Argentina. España, etc. Etc. Luchemos: exijamos, transparencia.

    Um abraço a voce e otro a Tais


    ResponderExcluir
  32. Tal como por aí, também por aqui!...
    Não dá para confiar na classe política!
    Eles que nos deviam governar, vão para o poder e governam-se a eles e ainda fazem pagar o povo pelos erros e roubos deles...
    Em Portugal o voto não é obrigatório, apenas um dever, mas não tenho votado e assim deveriam proceder todos... Apenas os políticos interessados votariam neles... Afinal, não somos nós que escolhemos os candidatos, são-nos apresentados uns idiotas para votarmos neles e nada mais...
    Abraço amigo Pedro em total descrédito para com a política!

    ResponderExcluir
  33. Lamento muito, Pedro, porque tenho um carinho muito especial pelo Brasil e meus amigos brasileiros...
    Nós também temos alguma corrupção em Portugal, mas felizmente numa escala inferior...
    Desejo muito que a presente purga que acontece no vosso país, sirva para atenuar drasticamente a corrupção. É imprescindível ter esperança.
    Uma crónica de intervenção muito pertinente e lúcida.
    Abraço, Pedro.
    ~~~~~~~~

    ResponderExcluir
  34. La corrupción, hoy en día, es como una epidemia de gripe, no hay país que, en mayor o menor cantidad, se salve de ella.
    Es triste reconocerlo, pero es una verdad aplastante en la que todos deberíamos unir fuerzas para erradicarla por completo.
    Tu entrada de hoy, da para pensar y reflexionar sobre ella, un tema que afecta a todos los ciudadanos.
    Cariños.
    kasioles

    ResponderExcluir
  35. Creo que la corrupción es una pandemia que afecta a todos los países y algo muy difícil de eliminar.
    No sé si la gran información que tenemos actualmente, es la causante del descontento generalizado de todos, y solo nos queda el voto para luchar contra ella, en los países democráticos.
    Saludos cordiales.

    ResponderExcluir

Logo seu comentário será publicado,
muito obrigado pela sua leitura e comentário.
Meu abraço a todos os amigos.

Pedro Luso de Carvalho