>

20 de dez. de 2012

[Jazz] DIZZY GILLESPIE – Gênio do Trompete




                 – PEDRO LUSO DE CARVALHO

Os amantes do Jazz certamente apreciaram a excelente gravação de Dissy Gillespie (1917–1993) que foi incluída na série Jazz Colltection, colocada no comércio há alguns anos, com o título de Lady be Good. Esse excelente CD contém 10 músicas da melhor qualidade, com a impecável interpretação de Dizzy Gillespie, que se fez acompanhar por excepcionais músicos.
Dizzy Gillespie aperfeiçoou-se tocando com o gênio do sax Charlie Parker, com as célebres gravações editadas entre fevereiro a maio de 1945; foi tocando com inúmeras orquestras que Gillespie desenvolveu a sua técnica e aprendeu a compor arranjos e a dirigir. Então, torna-se um dos grandes trompetistas do Jazz; além de trompetista, foi cantor, compositor, e show-man.       
Gillespie é acompanhado nesse CD, por Bill Graham (solo baixo), Wade Legge (piano), Lou Hackney (baixo) e Al Jones (bateria), nas músicas: I Can't Get Started, de Duke e Gerhwin; Manteca, de Gillespie e Fuller; Alone Together, de Schwartz; Tin Tin Deo, de Gillespie; todas as músicas foram gravadas pela Recorded in Europe ca., em 1953.
Nas demais músicas do CD, quais sejam: They Can't Take that Away From Me, de Gershwin; Lady be Good, de Baker; Long Long Summer, de Love e Crush; No Greater Love, de Symes e Jones; The Mouche, de Ellington, e Nigth in Tunisia, de Gillespie, temos Dizzy Gillespie ao trompete e vocal, acompanhado por Leo Weight (sax alto), Lalo Schifrin (piano), Bob Cunninghan (baixo), Mel Lexis (bateria), todos igualmente da Recorded in Europe ca., de 1961.
Segue a relação das músicas do CD Lady Be Good:
1.  I Can't Get Started 
2. Manteca  
3. Alone Together
4. Tin Tin Deo
5. They Can't Take that Away From Me
6. Lady be Good
7. Long Long Summer
8. No Greater Love
9. The Mouche
10. Nigth in Tunisia


*  *  *
  

3 comentários:

  1. Dissy Gilespie, grande trompetista, cantor e compositor de JAZZ. Tive o privilégio de ler sua autobiografia.Deixou-nos um legado valioso na música.
    E tem uma estrela na calçada da fama. Bela e interessante postagem. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo06:27

    Bom dia, Pedro
    Vi um comentário seu no blog da Marli e senti curiosidade em conhecer seu espaço.
    Gostei muito, não só deste último post, em que nos dá uma panorâmica do grande trompetista Gilespie, como de alguns anteriores, com contos muito interessantes.
    Se quiser conhecer o meu espaço... terei muito prazer em o ver por lá.
    Um abraço
    Miguel

    ResponderExcluir
  3. Exquisita entrada desconocía algunas cosas de este gran músico aunquesu obra es MAGISTRAL!!!! uuffff me encanta gracias por compartir !!! un saludo cariñoso Bea desde mi brillo del mar

    ResponderExcluir

Logo seu comentário será publicado,
muito obrigado pela sua leitura e comentário.
Meu abraço a todos os amigos.

Pedro Luso de Carvalho