>

7 de nov de 2012

[Conto] JANE TUTIKIAN - Três Contos Curtos



                       [ PEDRO LUSO DE CARVALHO ]


JANE TUTIKIAN é porto-alegrense, nascida em 1952. É Doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, professora na mesma universidade, autora de mais de uma dezena de livros dirigidos ao leitor adulto e ao infanto-juvenil. Foi patrona da 57ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre de 2011.

A escritora estreou em 1981 com os contos de Batalha Naval. Em 1984 Jane Tutikian ganhou o premio Jabuti pelo A Cor do Azul, livro juvenil. Seus livros mais recentes são, dentre outros, o livro de contos adultos Entre Mulheres: Contos do Amor Aprendiz (2005), e os infanto-juvenis Olhos Azuis, Coração Vermelho (2005); Fica Ficando (2007) e Por que não agora?, lançado na Feira do Livro de 2010.

Seguem três contos curtos de Jane Tutikian: I, II e III, escritos em 1952 (in Contos de Bolso. Organização de Alexandre Guardiola. Porto Alegre: Casa Verde, 2005, p. 73-75):
                          


[ESPAÇO DO CONTO]


TRÊS CONTOS CURTOS 



I

Nas esquinas, ela entregou-se ao amor, e o amor entregou-lhe a solidão.


II

A primeira foi prazer; a segunda diversão; a terceira foi Teresa que quebrou seu coração.


III

Lamentou profundamente a miséria das famílias, fez, de longe, um agrado às crianças sujas, ficou revoltado ao ver os velhos revirando o lixo, e foi embora. Nem por isso sentiu o que é sentir fome.



*  *  *


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LOGO O SEU COMENTÁRIO SERÁ PUBLICADO.

OBRIGADO PELA VISITA.

PEDRO LUSO