>

20 de set. de 2012

JOÃO GUIMARÃES ROSA - Estas Estórias




        
PEDRO LUSO DE CARVALHO
              
No artigo intitulado "Rogo e Aceno", com que, em 29 de julho de 1967, "semidespedia-se" de seus leitores de Pulso, João Guimarães Rosa anunciava a próxima publicação, no volume intitulado Tutaméia, de seus contos saídos naquele periódico, assim como a suspensão provisória de sua colaboração.  "Gravam-me compromissos excessivos - escrevia - e o tempo que me resta preciso empregá-lo, sem mais adiamento possível, na terminação de um livro. Outro. Mas, este, de novelas ou contos longos. Do jeito, não conseguiria num saco fazer caber todos os proveitos".        
Nos papéis do escritor foram encontrados vários esboços dos índices deste volume, Estas Estórias, que infelizmente hoje sai como livro póstumo. Ele devia abranger oito novelas longas e a entrevista-retrato com "Com o Vaqueiro Mariano". Foram também encontradas as oito novelas constantes de um desses índices: quatro já publicadas em vida do Autor e quatro inéditas (...).
                                                                                     (Paulo Ronái)

 (In Guimarães Rosa, João. Estas Estórias. Nota introdutória de Paulo Rónai. 4ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1988, p. 7.)


    *  *  *


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Logo seu comentário será publicado,
muito obrigado pela sua leitura e comentário.
Meu abraço a todos os amigos.

Pedro Luso de Carvalho