>

18 de dez. de 2012

[Jazz] LOUIS ARMSTRONG – A Sua Obra Integral


                 
– PEDRO LUSO DE CARVALHO

ANDRÉ FRANCIS escreveu um ótimo livro sobre jazz, que abrange todos os períodos pelos quais passou esse gênero musical, com os seus respectivos compositores e intérpretes (instrumentistas e cantores). Esse livro do escritor francês, cujo título original é Jazz, foi publicado na França pela Editions du Seuil, 1982. No Brasil, esse livro foi publicado com o mesmo título da edição francesa pela editora paulista Martins Fontes, com tradução de Antonio de Padua Danesi, em 1987.
Segue trecho do capítulo intitulado Louis Armstrong, do livro Jazz, de André Francis, p. 42:
A obra integral gravada por Louis Armstrong sob seu nome, entre novembro de 1925 e abril de 1932, está registrada em quatro álbuns indispensáveis para lhe conhecer a grandeza. O primeiro disco da série agrupa dezesseis interpretações desse primeiro Hot Five, com o delicioso exercício de virtuosismo que é Cornet shop suey, e com Heebie jeebie que constitui a primeira peça onde se ouve Armstrong cantar, e o segundo é dominado por Skid-dat-de-dat, onde, após um solo de formosa nobreza, um vocal scat traz uma sequência divertida, cheia de imprevistos.
Em seu Hot Five de 1925-1926, nota-se imediatamente o triunfo da personalidade sobre a coletividade e antes de tudo a marca de Armstrong, que ultrapassa todos os seus parceiros, tanto por seu excepcional senso rítmico, de uma facilidade e flexibilidade absoluta, quanto pelo equilíbrio de seus desenvolvimentos e a emoção que canaliza sempre o seu discurso. A maior parte das execuções não vale senão por ele, como Sunset Café ou Big Butter and Egg Man.


    *  *  *

2 comentários:

  1. Lembro-me bem:
    "If it takes forever, I will wait for you. For a thousand summers I will wait for you..." Minha mãe escutava isso o dia todo.
    Saudades de Loui Armstrong. Parece ser um livro bacana!

    ResponderExcluir
  2. intento descifrar , y vamos paso a paso. un feliz domingo

    ResponderExcluir

Logo seu comentário será publicado,
muito obrigado pela sua leitura e comentário.
Meu abraço a todos os amigos.

Pedro Luso de Carvalho