>

22 de jan. de 2017

[Crônica] PEDRO LUSO – Os Pensadores




     

  
OS PENSADORES
 PEDRO LUSO DE CARVALHO



O gosto pelo estudo da Filosofia antecedeu meu ingresso na Faculdade de Direito, onde continuei a estudá-la - havia Filosofia do Direito no currículo. Antes disso, tive de descobrir que, com linguagem rebuscada, os filósofos escondiam o simples da vida.
Aqui e ali apresentavam-se questões que pediam soluções: quem pode ser filósofo? A paciência ajudou-me a encontrar a solução para essa questão: o filósofo é aquela pessoa que se dedica a pensar a respeito da existência, sobre o homem e a sociedade, sobre a vida.
Pode-se questionar: o graduado em Faculdade de Filosofia é filósofo? Resposta simples: dedicando-se a pensar os problemas das pessoas e da sociedade, na busca de suas soluções, será filósofo; não tendo essa predisposição, não passará de bacharel em Filosofia.
Em tempos modernos, pensadores ainda se entregam a estudos da alma e da existência de Deus. A religiosidade terá sempre o seu lugar entre eles. Hoje, entendemos as suas ideias com necessária clareza, já que outra é a forma, e a linguagem ficou despojada.
Um outro fato importante, que nem sempre nos damos conta, diz respeito à "presença" da Filosofia nas obras de poetas e ficcionistas. Uma poesia lida com atenção nos dirá que o poeta é um pensador. O mesmo pode acontecer quando lemos obra de ficção.
Alguns dos escritores que contribuíram para que a Filosofia se manifestasse pela literatura: Fernando Pessoa, Drummond, Neruda, Paz, Borges, Eliot, (poesia); Machado de Assis, Eça, Faulkner, Kafka, Joyce, Tolstoi, Dostoiévski, Cervantes (romance).


    
        
        *    *    *



37 comentários:

  1. Muito bom teu texto e destaco o parágrafo:"Pode-se questionar: o graduado em Faculdade de Filosofia é filósofo? Resposta simples: dedicando-se a pensar os problemas das pessoas e da sociedade, na busca de suas soluções, será filósofo; não tendo essa predisposição, não passará de bacharel em Filosofia."

    Pura verdade! Há filósofos natos e até mesmo em meio aos que nem tiveram oportunidade de estudar já encontrei grandes pensadores.

    abraços praianos e ainda agradecço o carinho comigo e Kiko pelos 48 anos!

    ResponderExcluir
  2. Maravilhoso texto, como sempre nos habituou ler. Parabéns

    Beijo e uma óptima semana.

    ResponderExcluir
  3. Também concordo, Pedro, que há muitos poetas que nos obrigam a uma grande reflexão. Os seus poemas confundem-se com a filosofia. Basta ver que quando lemos ensaios filosóficos, a poesia é sempre parte da linguagem desses ensaios. Gosto das reflexões que nos propõe.
    Uma boa semana.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Assistindo a uma excelente aula pelo seu blog!
    Preciosa informação, o saber não ocupa lugar!
    Abraço e uma boa semana.

    ResponderExcluir
  5. Muy pesado eso de pensar en la existencia del hombre, de la vida etc. Creo que tiene que gustar mucho para ser filósofo, (con lo bien que se vive sin dar vueltas a las cosas). Lo que si es cierto que cuando se llega a mayor, los años te hacen filosofar un poco, aunque no te hayas dedicado a ello.
    Me ha encantado como lo has expresado Pedro.
    Un abrazo y buena semana.

    ResponderExcluir
  6. El bien pensar lleva a grande oberturas de la vida, así supongo que es la filosofía.
    Buena semana.

    ResponderExcluir
  7. Verdade. A filosofia é na poesia. Como em todo ato humano.
    Por isso é muito importante para tentar entender o nosso comportamento.
    Muito interessante.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  8. O desconhecimento, as dúvidas, a grande curiosidade do ser humano é que move a filosofia - a arte das perguntas. E tudo começou lá em 624 a.C. quando apareceu o primeiro filósofo, Tales de Mileto, que buscava resposta pra todas as dúvidas. E foi com eles, mais adiante, que nasceram as respostas não mais religiosas para a origem do Universo e do homem: eles buscavam explicações mais racionais.
    A pergunta, como surgiu o Universo, que não partiu do nada, intriga muitos que estudam e gostam de filosofia. Quantos séculos se passaram para que a filosofia ficasse mais acessível, de melhor compreensão. E face a tudo isso, é na literatura e nas artes em geral que há muita filosofia de vida, fácil de entender e fácil de praticar. Continuarão muitos 'porquês' a serem respondidos, pois a vida sempre será um mistério a que muitos procuraram desvendar.
    Mas... Só sei que nada sei! (Sócrates).

    Belo tema, fascinante.
    Beijinho, querido.

    ResponderExcluir
  9. EXCELENTE TEMA. GRACIAS POR COMPARTIRLO.
    ABRAZOS

    ResponderExcluir
  10. Boa noite Pedro.
    Recebi uma aula com o seu texto. Filosofia representa o amor pela sabedoria. O filósofo é quem se empenha nas grandes perguntas que não tem respostas. Grandes escritores citados. Uma linda semana, enorme abraço,igualmente para a querida Tais.

    ResponderExcluir
  11. La filosofía es como las matemáticas, o las entiendes desde el principio, o no hay nada que hacer.
    Abraços, don Pedro.

    ResponderExcluir
  12. Muito obrigado amigo Pedro por esta bela aula de filosofia e gostei de ver o Fernando Pessoa incluído nos escritores que contribuíram para que a Filosofia se manifestasse pela literatura.
    Um abraço e boa semana.
    Andarilhar || Dedais de Francisco e Idalisa || Livros-Autografados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Francisco, não apenas me lembrei de Fernando Pessoa, grande poeta, como inclui nessa crônica Eça de Queirós, grande romancista; ambos orgulho para Portugal.
      Grande abraço.

      Excluir
    2. A amizade é magia sem fronteiras
      que nos une tantas amizades tantos amores,
      num lugar infinito e silencioso,
      palavras, email trocados ,gestos de carinho
      promessa de amizades e de amores eternos.
      Quantas vezes sorrimos ,quantas vezes choramos,
      outras quase morremos de saudades
      sem nunca termos trocado um único olhar.
      Beijos no seu coração.
      Evanir.

      Excluir
  13. Parabéns pelo seu texto maravilhoso, Pedro. O que não alcança a alma humana não tem o menor valor. E sendo a filosofia, o estudo da vida, como pode 'ela' excluir a alma e a presença divina? Vê-se logo, que você é uma pessoa sensível. Amei visitar esse recanto cultural, a gente sempre aprende com suas dissertações. E é isso que pretendo: aprender cada vez mais.
    Tenha um ótimo dia Pedro, com as bênçãos de Deus!!!!

    ResponderExcluir
  14. Opino que alguien que ha estudiado Filosofía no tiene porqué ser, de hecho, un filósofo. Llegar a esa realidad precisará de características y cualidades intelectuales específicas.
    Quien no tenga esa formación académica pero sea curioso, podrá considerar a la filosofía, como los antiguos, un interrogante elástico que abarque desde lo más sencillo hasta la mística más críptica.
    Tu reflexión sobre la filosofía en la obra poética es muy acertada. Cuántas veces tras leer un poema con calma descubres verdades que nunca te habías planteado.

    ResponderExcluir
  15. Tratti e osservazioni filosofiche, rendono qualsiasi scritto più degno
    d'applicazione della mente
    Sempre bello leggerti, Pedro, un caro saluto, silvia

    ResponderExcluir
  16. Um post excelente.
    Um abraço
    Maria

    ResponderExcluir
  17. Muito bom este texto.

    Arthur Claro
    http://www.arthur-claro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Também gosto imenso de filosofia. E gostei imenso de
    ler este seu texto. Tenho imensos livros sobre o
    Fernando Pessoa que adoro ler.
    Um abraço, amigo.
    Irene Alves

    ResponderExcluir
  19. Muy importante la filosofía.

    Tu texto es excelente.

    Un abrazo. Feliz semana.

    ResponderExcluir
  20. Boa noite Grande Pedro.
    A tela Portinari é emocionante e nos faz viajar pelas dores da perda e creio que foi intencional a ilustração à sua bela e perfeita analise da Filosofia. Quando vi alguns engenheiros na função administrativa pessoal nas empresas, comecei a questionar o titulo de engenheiros e doutores reverenciados.É interessante isso de ser bacharel e afastar-se do que se propôs anos e anos de estudos.A existência humana e todos os correlatos serão sempre uma pedra no caminho dos filósofos.
    Bonito trabalho para uma reflexão.
    Que a semana esteja leve e alegre apesar dos pesares amigo.
    Meu terno abraço de paz e luz.

    ResponderExcluir
  21. Pedro

    gostei imenso deste texto abordando a filosofia e, concordo em tudo com o seu teor.

    obrigada!

    beijo

    :)

    ResponderExcluir
  22. Excelente entrada. Siempre aprendo con tus post.
    Un abrazo

    ResponderExcluir
  23. Filosofi e poeti hanno il medesimo fine, sviscerare comportamenti per trovarne l'origine, la verità...Un post molto interessante Pedro!
    Buona serata e un raggio di sole.

    ResponderExcluir
  24. Para mim um filósofo, será alguém que olhando para o mundo de uma forma mais sensível e apurada do que a grande maioria dos demais... ainda encontra novas possibilidades de agir de forma a trazer um beneficio acrescido ao mundo, que não somente a si mesmo...
    Pelo que concordo com a sua análise, Pedro... haverá gente apenas formada em filosofia...e haverá gente que dá forma... e conteúdo à filosofia... garantindo o seu imprescindível papel no mundo... procurando vê-lo com outros olhos... assegurando, e demonstrando existirem outras formas de agir, para melhorar o mundo...
    O verdadeiro filósofo visa a acção... não ficando apenas pelo estudo estagnado de uma teoria...
    Abraço! Continuação de uma boa semana!
    Ana

    ResponderExcluir
  25. Pedro. parece-me, lendo este teu trabalho, que não existe a Filosofia sem o pensar. E pensar profundamente, independente da formação do indivíduo. Muito bom ler os teus textos. Obrigado por tudo e um grande abraço.

    ResponderExcluir
  26. Una maravilla de entrada, hace pensar y nos lleva a entender que no todos pueden ser filósofos. La paz interior es el camino que lleva al hombre a meditar, razonar y hacer conclusiones. Aplausos por tu trabajo.

    mariarosa

    ResponderExcluir
  27. Muito bom o texto! Abençoado dia! Beijos

    ResponderExcluir
  28. A todos, amigo Pedro, nos hace falta en cientos de aspectos de la vida, adaptar la filosofía a esos momentos. Por cierto todo resultará mejor.

    Abrazo.

    ResponderExcluir
  29. Pedro Luso
    O poeta é, por natureza um pensador, com tendência a ser filósofo. Os nomes apontados, para não ir mais longe, sob o ponto de vista filosófico são mesmo paradigmáticos. Fato devemos ter em conta que a filosofia é a ciência do humanismo e que pode andar junta até com a antropologia.
    Abraço

    ResponderExcluir
  30. Que interesante tu aportación, Pedro. Este mundo nuestro esta necesitado de buenos filósofos que con sus ideas ayuden en su trasformación.
    Siempre es un placer visitarte.

    ResponderExcluir
  31. Una entrada pensada, sentida y vivida.
    Tu amor a la sabiduría, te ha llevado a estudiar leyes, te felicito por tu paciencia, voluntad y vocación. Si te he de ser sincera, el derecho romano me parece algo muy difícil de digerir y esa asignatura está en primer curso.
    Me inclino más por los poetas pensadores, creo que su filosofía es algo innato cuando se ponen a escribir.
    COGITO ERGO SUM, DECÍA DESCARTES.
    Cariños y buen fin de semana.
    kasioles

    ResponderExcluir
  32. A filosofia é como uma rosa, não há como deserdá-la. A filosofia é fundamental para abrir os nossos olhos. Imprescindível.
    Um bom final de semana, meu caro Pedro.

    ResponderExcluir
  33. Actualmente há falta de pensadores... na política, por exemplo.
    Excelente crónica, gostei muito.
    Caro amigo Pedro, um bom fim de semana.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  34. Sucede con los licenciados en filosofía que ellos entraron en la Filosofía pero la Filosofía no entró en ellos.
    La verdad es que la gran mayoría de la actual sociedad moderna, no valora a la filosofía ni le da la importancia que tiene, esta es mi opinión. Es una sociedad que valora más la acción que el pensamiento.

    Gracias por sus últimas y muy amables palabras en mi blog. Saludos muy cordiales y afectuosos. Franziska

    ResponderExcluir

Logo seu comentário será publicado,
muito obrigado pela sua leitura e comentário.
Meu abraço a todos os amigos.

Pedro Luso de Carvalho