>

25 de out. de 2012

[Conto] BORGES - Os Dois Reis e os Dois Labirintos



   [ PEDRO LUSO DE CARVALHO ]


JORGE LUIS BORGES (Jorge Francisco Isidoro Luis Borges), nasceu em Buenos Aires, Argentina, Buenos Aires, a 24 de agosto de 1899, e faleceu em Genebra, Suíça, em 14 de junho de 1986, aos 87 anos incompletos.

Borges é conhecido por sua lacônica prosa. Prosa atordoante e inimitável. Foi contista, poeta, fabulista, ensaísta e mitógrafo.

 André Maurois, escritor e crítico literário, membro da Academia Francesa, diz que Borges “Cria, fora do espaço e do tempo, mundos imaginários e simbólicos. É um sinal da sua importância que só possa evocar a seu propósito obras estranhas e belas. Aparenta-se com Kafka, Poe, às vezes Wells, sempre Valéry pela brusca projeção de seus paradoxos dentro do que chamaram sua metafísica privada”.

Diz mais, Maurois: “Nada mais agrada a Borges que jogar assim com o espírito, o sonho, o espaço e o tempo”.

O conto que vai transcrito abaixo, qual seja, Os dois reis e os dois labirintos, é um dos dezessete contos que compõem o livro O aleph, talvez a melhor obra de ficção de Jorge Luis Borges (In O aleph/Jorge Luis Borges. Tradução de Davi Arrigucci Jr. 5ª reimpressão. São Paulo: Companhia Das Letras, 2012, p. 122-123):


                           
              [ESPAÇO DO CONTO]


                              OS DOIS REIS E OS DOIS LABIRINTOS
(Jorge Luis Borges)



Contam os homens dignos de fé (mas Alá sabe mais) que nos primeiros tempos houve um rei das ilhas da Babilônia que reuniu seus arquitetos e magos e os mandou construir um labirinto tão desconcertante e sutil, que os varões mais prudentes não se aventuravam a entrar, e os que entravam se perdiam. A obra era um escândalo, porque a confusão e a maravilha são operações próprias de Deus, e não dos homens. Com o passar do tempo veio à sua corte um rei dos árabes, e o rei da Babilônia (para zombar da simplicidade do hóspede) fez com que ele penetrasse no labirinto, onde perambulou ofendido e confuso até o cair da tarde. Então implorou socorro divino e deu com a porta. Seus lábios não proferiram queixa alguma, mas disse ao rei da Babilônia que ele na Arábia também tinha um labirinto que, se Deus fosse servido, lhe daria a conhecer algum dia. Depois voltou à Arábia, reuniu seus capitães e alcaides e devastou os reinos da Babilônia com tamanha boa sorte que arrasou seus castelos, dizimou sua gente e aprisionou o próprio rei. Amarrou-o em cima de um camelo veloz e o levou para o deserto. Cavalgaram três dias, e disse-lhe: “Ó rei do tempo e substância e cifra do século!, na Babilônia desejaste que eu me perdesse num labirinto de bronze com muitas escadas, portas e muros; o Poderoso teve por bem que eu agora te mostre o meu, onde não há escadas a subir, nem portas a forçar, nem cansativas galerias a percorrer, nem muros para impedir a passagem”.

Logo depois, desamarrou-o e o abandonou no meio do deserto, onde morreu de fome e de sede. A glória esteja com Aquele que não morre.


*

REFERÊNCIAS:
MAUROIS, André. De Aragon a Montherlant. Tradução de Paulo Hecker Filho. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, s/d – original pela Librairie Academique  Perrin, 1967 -,  p. 100.


          *  *  *


10 comentários:

  1. Pedro , passo para parabenizá-lo pelas postagens . Todas muito apropriadas e de bom gosto . Fiquei contente conhecendo seu espaço , e isto só foi possível por vê-lo como seguidor do meu blog ( !) .
    Maravilhas do espaço virtual que vai aproximando aqueles que partilham os mesmos interesses .
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marisa,
      Foi com alegria que recebi sua visita e seus comentários; espero que volte sempre.
      É minha intenção fazer outras visitas em seu blog.
      Abraço.

      Excluir
  2. Oi boa tarde!!
    Estou passando para agradecer tua visita, e também para conhecer seu cantinho e te desejar uma semana abençoada, com muita alegria, amor e tudo de bom !!
    Já seguindo viu!
    Bjs, e fique com Deus !!
    Optchá!
    Cigana Raicha
    http://ciganaluminosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Cigana Raicha, pela visita, espero que volte mais vezes.
      Abraços.

      Excluir
  3. Olá! boa tarde!

    Navegando encontrei teu blog, muito interessante. adorei e fico por aqui, seguindo, pra voltar outras vezes. deixo o convite estendido a meu blog. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita.
      Aqui você sempre será bem-vinda, Rose.
      Um abraço..

      Excluir
  4. Anônimo15:02

    muito bom boas leituras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita.
      É sempre bom saber o nome de quem nos vista.
      Um abraço.

      Excluir
  5. boas leituras bom livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, José Antonio, pela visita.
      Um abraço.

      Excluir

Logo seu comentário será publicado,
muito obrigado pela sua leitura e comentário.
Meu abraço a todos os amigos.

Pedro Luso de Carvalho