>

15 de dez. de 2012

[Carta] EÇA DE QUEIRÓS – para Mariano Pina




  
Rossio, 26 – Lisboa, 21 de agosto de 1884.

Meu caro Pina

Remeto registrado pelo correio, o conto do Conde de Ficalho.
Peço o maior escrúpulo nas provas. O conto tem talvez palavras alentejanas (é um rude homem do campo que o narra) que você não percebe, nem sabe o que significam; Eu sei, porque ele mas explicou. Quando encontrar estas palavras, reveja-as, com o texto adiante, letra a letra. Acompanhando o conto, vai um pequeno desenho dele – para que, se for possível, se faça por ele uma entête. Isto foi lembrança minha, está claro. Se é exequível, você o dirá. Compreende que o desenho não é para ser gravado assim, é apenas um apontamento. Diz o Ficalho que no caso de se fazer esse desenho, você vigie o desenhista – porque o francês, toda a árvore estrangeira a transforma em choupo, no choupo francês!
Ele prometeu outros contos da coleção, É uma mina.
Chamo – respeitosamente – a sua lembrança para o meu pobre verniz...
                                                                                       Cordial aperto de mão,
                                                                                       Seu do c.
                                                                                       Queirós

Nota: na época em que essa carta foi escrita, Queirós se escrevia Queiroz com Z, e sem acento agudo na letra o; daí eu ter mantido, nesta postagem, essa forma de escrita.

(In Eça de Queirós, Correspondência, Porto: Lello & Irmão Editores, s/d, p.69-70).

        *  *  *

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Logo seu comentário será publicado,
muito obrigado pela sua leitura e comentário.
Meu abraço a todos os amigos.

Pedro Luso de Carvalho