>

30 de abr. de 2010

FRANÇOISE SAGAN – Seus escritores favoritos




  
– PEDRO LUSO DE CARVALHO
  

Adiante transcrevo um trecho da entrevista que a escritora francesa Françoise Sagan concedeu à The Paris Review. Antes, porém, duas linhas sobre a escritora.

Seu verdadeiro nome era Françoise Quoirez. Portanto, mudou o seu nome de família ( Quoirez) para Sagan, que era o nome da autora favorita de Proust,  Princesse de Sagan.

Françoise Sagan nasceu em 1935, na pequena localidade de Cajac, no Departamento de Lot, e morreu em Honfleur, a 24 de setembro de 2004.

Os entrevistadores da The Paris Review perguntaram a Françoise Sagan, quais os escritores franceses que admira e acha que são importantes, e sua resposta foi esta:

SAGAN: Oh, não sei. Stendhal e Proust, por certo. Amo os mistérios de suas narrativas e, de certa maneira, sinto, positivamente, necessidade deles. Depois de Proust, por exemplo, há certas coisas que, simplesmente, não se pode tornar a fazer Ele marca para a gente os limites do nosso talento. Mostra-nos as possibilidades que residem na maneira de se tratar um personagem.



In   Escritores em ação (The Paris Reviev). Coordenação de Malcolm Cowley. Tradução de Brenno Silveira. 2ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982,p.127.




*  *  *




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Logo seu comentário será publicado,
muito obrigado pela sua leitura e comentário.
Meu abraço a todos os amigos.

Pedro Luso de Carvalho