>

31 de mar. de 2017

[Crônica] PEDRO LUSO – A importância da leitura



   
    A IMPORTÂNCIA DA LEITURA
          – PEDRO LUSO DE CARVALHO


Pela importância que tem a leitura deve-se começar bem cedo, já na infância, a sua prática. Mas para isso devem os pais estar bem atentos à forma de estímulos a ser empregada, com livros que despertem o interesse da criança, textos curtos e muitos desenhos coloridos. Também devem escolher histórias capazes de diverti-los.
O fato é que muitos são os motivos que desviam as crianças e adolescentes da leitura, como, por exemplo, o esporte, o celular e as redes sociais, que poderão resultar em fracasso inicial, mas pais e professores não deverão deixar de insistir nessa importante tarefa, mas sim rever as fórmulas que foram por eles aplicadas, para que possam saber onde se deu o erro, para que possam mudar de método.
Faz-se necessário, também, que se pense no custo dos livros, cuja aquisição pode ser difícil para muitas famílias, que enfrentam sérias dificuldades em razão da grave crise econômica do Brasil. Para os pais que ganham um salário-mínimo, ou um pouco mais, não sobra dinheiro para a compra de livros para os filhos, cujos preços estão alto demais.
Por isso, os pais que ganham salários muito baixos terão que procurar livros sem nenhum custo nas bibliotecas das escolas onde seus filhos estudam, nas bibliotecas públicas (que são poucas, fora das capitais dos respectivos Estados), ou então poderão comprar livros mais baratos nos "sebos", como são conhecidas as concorridas livrarias que vendem livros usados.
As pessoas que não puderam criar o hábito da leitura na infância ou na adolescência não devem desistir, pois sempre haverá tempo para se aproximarem dos livros, o que muitas vezes ocorre. A pessoa adulta poderá tornar-se uma grande leitora, com fôlego para muitas leituras. Também é verdade que a tarefa torna-se mais difícil para a pessoa adulta, mas é sabido que a força de vontade certamente poderá compensará todas as dificuldades.

       


         *    *    *




47 comentários:

  1. Impecable punto de vista, Pedro. Causa escalofríos cuando alguien dice "yo no leo".

    Abrazo.

    ResponderExcluir
  2. A leitura faz bem e é importante pra todos,desde pequeninos. Nem sempre são oferecidos livros...Aqui em casa, presentes são muitas vezes livros e a criançada adora.Temos agora a pequeninha Marina, com 2 aninhos e já "lê",rs... Vale muito! abraços,chica

    ResponderExcluir
  3. Ojala se leyera más. España está casi a la cola en cuanto a lectura de Europa. Buen fin de semana!!

    ResponderExcluir
  4. Creo que en todas las partes del mundo hay poca afición por la lectura.
    Antiguamente porque estaba uno desean salir a jugar a la calle con los amigos y vecinos, y en estos tiempos por el acceso que tienen los niños desde pequeños a las redes, o a cualquier maquinita de las que existen en el mercado.
    Una estupenda visión la que nos dejas en tu relato.
    Un abrazo y buen fin de semana.

    ResponderExcluir
  5. Se non s’impara a leggere sin da bambini, poi si ha anche difficoltà a scrivere. Da una statistica fatta in Italia è risultato che molti studenti non sanno scrivere correttamente e persino alcuni insegnanti non sono adeguati al compito che svolgono.
    Felice weekend
    enrico

    ResponderExcluir
  6. Agradeço à minha mãe pelos muitos livrinhos de histórias que lia para mim.

    ResponderExcluir
  7. Maravilhoso texto. Adorei

    Bom fim de semana.
    beijos

    ResponderExcluir
  8. UN POST MUY CONSTRUCTIVO. GRACIAS POR COMPARTIRLO.
    ABRAZOS

    ResponderExcluir
  9. É fundamental a leitura na infância, pegar o hábito. Lembro, quando criança, meus pais compravam enciclopédias, a primeira foi Reino Infantil, uma coleção de fábulas e contos. Comecei cedo, por meu pai ser escritor, além de médico, tudo ficou mais fácil. Quando entrei na adolescência, meu voo seria mais alto, e comprei o Muro, de Sartre. Como bom católico, meu pai ficou muito preocupado, pois os livros de Sartre estavam no Índex da igreja católica – livros proibidos. E foi falar com o Bispo de Porto Alegre. Logicamente que essa atitude, me fez adorar muito mais em ler Sartre! Proibir alguma coisa aos adolescentes é a mesma coisa de dizer faça, ‘leia’! Sartre me incentivou, também! rss Tu conheces essa história.
    Sempre estive envolvida com livros, um bem que agradeço muito. E hoje muito mais. Uma das melhores coisas do mundo.
    Beijinho, bela crônica!

    ResponderExcluir
  10. Cuando yo era niña una maestra me escribió en el margen de un trabajo: “Tú amas la palabra. Y quien ama la palabra nunca estará solo”. Tenía razón.
    Hoy nos dibuja usted un escenario lleno de emoción, el descubrimiento del libro por parte de los niños o del adulto que no tuvo ocasión en su momento. Si llegan a amar el libro, tampoco ellos se sentirán solos.
    Un saludo.

    ResponderExcluir
  11. Um bom incentivo à leitura, caro amigo Pedro Luso! Grandes e emocionantes viagens se fazem através dos livros.

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  12. La lectura es algo muy bello. Siempre ha sido una de mis aficiones favoritas.

    Y tu texto me parece fantástico.

    Un abrazo.

    ResponderExcluir
  13. Forma-se leitores competentes pelo hábito e através deste vem o prazer de ler
    O incentivo à leitura é responsabilidade de pais, educadores e governantes que precisam através de políticas específicas garantir o acesso a acervos diversificados para as bibliotecas escolares em consonância com diversidade de leitores nas variadas faixas etárias. Só consegue incentivar o outro a ler sendo um leitor eficiente e voraz. O hábito também se forma pelo exemplo e não pelo discurso. Um excelente incentivo à leitura. Gostei imenso do texto
    Um bom domingo
    Abraços

    ResponderExcluir
  14. Totalmente de acuerdo con tu interesante texto, leer debe comenzar en la infancia para una preparación educativa y crecer como persona que sepa los valores que son importantes en la vida.
    Claro está que los libros no están al alcance de muchos bolsillos, eso debería cambiar, como tú bien dices, deben ser gratuitos para los más desfavorecidos, mas hay tanto egoísmo en todo lo que se refiere al dinero, que no será fácil cambiar la mentalidad de quien tiene el poder de hacer un mundo más justo.

    Pedro, ha sido un inmenso placer leerte, gracias por tu buen hacer.
    Te dejo un fraterno abrazo, mi gratitud y gran estima, por tu huella en mi puerto.

    Feliz domingo.

    ResponderExcluir
  15. ¡Yo no se que haría sin los libros!

    Um abraço

    ResponderExcluir
  16. Uma crónica pertinente, Pedro. Há realmente muitas coisas que desviam os jovens da leitura. Cabe aos pais e aos professores o enorme papel do incentivo. Não é fácil, mas não se deve desistir.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  17. Hay que empezar en la tierna infancia a estimular el hábito de la lectura. Hay que dejar un espacio de tiempo para leer cuentos y favorecer la imaginación. Normalmente el niño que lee cuentos será un buen lector cuando crezca.
    Besos

    ResponderExcluir
  18. Aqui em casa todos adoramos ler, o meu filho não passa sem comprar vários livros para levar quando vamos de férias.
    Bom domingo
    Um abraço
    Maria

    ResponderExcluir
  19. Concordo com você Pedro, acho que ler é adquirir cultura, felizmente aqui em casa todos temos esse hábito, diria que é quase um vício (bom). Mas para você ter uma ideia da situação dos cariocas as bibliotecas de algumas comunidades (antes chamadas de favelas), simplesmente foram fechadas, quer absurdo maior! Justamente onde se faz mais necessário, mais isso é o Brasil que temos.
    Ótima cronica gostaria que os governantes pensassem assim.
    Abraços, Léah

    ResponderExcluir
  20. Anônimo18:40

    Olá Pedro, texto oportuno e necessário, quem não lê não pensa, nada aprende e nada cria. Parabéns por estimular a leitura na fase tão própria da vida.
    Saudações!

    ResponderExcluir
  21. Estoy de acuerdo con lo que dices, tanto profesores como padres, su labor es estimular a los alumnos o hijos a la lectura desde bien pequeños.
    Como anécdota te contaré que el mayor de mis nietos, todas las mañanas, en el trayecto en coche hasta la guardería, llevaba un libro de historia natural con cantidad de ilustraciones de animales, no eran en color, pero él pasaba hojas y, pese a no saber hablar, le encantaba aquél libro, hoy es un "devorador" de ellos.
    Cariños y buen comienzo de esta primera semana de Abril.
    Kasioles

    ResponderExcluir
  22. E hoje é o Dia Internacional do Livro Infantil para lembrar que ele é indispensável nessa faixa etária, não só pelo saber adquirido e pelo prazer lúdico, mas também pela aquisição de gosto e hábito...
    Também para valorizar quem se dedica ao labor da sua criação e escrita.
    Conheço pessoas que tiveram bons princípios e hoje são uns basbaques de televisão... Conheço outras que tiveram grandes dificuldades em adquiri-los enquanto crianças e jovens e hoje são bons leitores.
    As bibliotecas em comunidades carentes deviam merecer o maior zelo, não só das autoridades, como dos cidadãos, porque para este tipo de utentes são o único escape possível para o sonho e normalidade...
    Abraço, Amigo.
    ~~~~~~~~

    ResponderExcluir
  23. Subscrevo o texto e fiquei agradavelmente surpreendida ao ver tantas pessoas na secção de vendas.

    Eu sempre tive a leitura como paixão e tudo fiz para a transmitir ao meu filho, porém ele herdou do pai o nenhum interesse por ler.

    Desejo uma boa semana e deixo abraço

    ResponderExcluir
  24. Completamente de acordo com o texto amigo Pedro, aqui em Portugal temos a sorte de ter uma boa rede de bibliotecas.
    Um abraço e boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    Livros-Autografados

    ResponderExcluir
  25. Texto maravilhoso amei passar aqui e ver um blog ótimo,
    uma semana abençoada para você, obrigado pela visita,
    Blog: https://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

    ResponderExcluir
  26. La lettura di libri,è fondamentale per una buona formazione letteraria e tutti dovrebbero far in modo di avere in casa validi testi da leggere...
    Un caro saluto, Pedro,silvia

    ResponderExcluir
  27. Los libros son los mejores compañeros, y es que quien tiene un libro tiene un tesoro.

    Besos.

    ResponderExcluir
  28. Pedro,
    Para mim não há nada que se compare ao prazer de ler, um bom livro leva-nos aos locais mais remotos, ás personagens mais inverosímeis.
    O preço dos livros também aqui é elevado o que é desmotivador.


    Um beijinho e boa semana
    O Toque do coração

    ResponderExcluir
  29. Pedro, esta crónica eu queria ter escrito...
    Com poucas palavras – tudo foi dito.
    «Amar a leitura é trocar horas de fastio por horas de inefável e deliciosa companhia.», dizia John F. Kennedy. Pois eu, amo de paixão.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  30. Pais que leem incentivam mais normalmente... A leitura nos leva a lugares incríveis, melhora o vocabulário e a compreensão dos fatos e da vida...
    Um beijo











    ResponderExcluir
  31. Graças a Deus a minha neta de 8 anos já demonstra grande apreço pela leitura.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  32. Sabias directroces. Tenemos en España la suerte de disfrutar de bibliotecas públicas, a todos los niveles, pero, una cosa es sabida, acuden a ellas las personas que tienen una afición por la lectura.

    Educando igual a mis tres hijos, su afición por la lectura oscila mucho. Lo social influye y el hecho de la televisión es decisivo. Mucha gente opta por la imagen en lugar de esforzarse en imaginat a través de las palabras. En las escuelas también se están haciendo esfuerzo y hablo por el momento en que empezaron a educarse mis hijos. A pesar de que sus padres son buenos lectores,a mi nieto de 13 años nunca le veo con un libro entre las manos y siempre está pendiente de todo tipo de móviles, tablets, consolas, televisión, etc.

    Bueno ya he dejado mi punto de vista. Saludos muy cordiales como siempre con el mayor afecto.

    ResponderExcluir
  33. Así es, crear el hábito de lectura en los niños en una labor muy importante y necesaria... pongamos manos a la obra.

    Un abrazo.

    ResponderExcluir
  34. Los libros nos hacen aprender constantemente cosas de la vida y en ese aprendizaje nos enriquecemos por dentro.
    besos

    ResponderExcluir
  35. Boa noite Pedro.
    Uma bela postagem. O hábito da leitura deve ser o mas cedo possível até para virar um hábito. Por aqui todos nós gostamos de ler. Felizes dias para você é para a querida Tais. Enorme abraço.

    ResponderExcluir
  36. Meu prezado amigo, tocas em ponto nevrálgico cognitivo - as crianças negam-se a ler e os adolescente, muitos deles relaxam mesmo depois do hábito criado, por uma questão estrutural dos meios de comunicação. Temos que realmente estarmos atentos para colocá-los nos trilhos e não os deixar descarrilar, pois é difícil demovê-los da opção sedutora de smartphones, tablets e computadores, além do televisor computadorizado que é quase um computador. Tudo nesses aparelhos está mastigado à deglutição e a lei do menor esforço, muitas vezes, prevalece para atraí-los. Eu, como Abraão moderno, com uma filha de quarenta e um filho de onze anos, dou um duro desgraçado para fazer o infante não perder a embocadura da hábito ténue da leitura. O teu alerta é de uma oportunidade espantosa. Falas como um excelente educador. Parabéns! Abraços. Laerte.

    ResponderExcluir
  37. Pedro Luso
    Reflito bastante no tema - hábitos de leitura - como há tendências a avaliar por nós, diria que o essencial é o interesse pela leitura estar no ADN. Terá acontecido comigo que continuo a ser ser leitor compulsivo, como era no já no antigo ensino primário. Livros não tinha, providênciei eu. A mãe era analfabeta e deu-se o contrário, li bastantes livros para ela, enquanto dedilhava rendas de bilros.
    Ah ainda hoje, antes de dormir faço as minhas leituras e tenho acesso a toda a modernidade de computadores.
    Abraço

    ResponderExcluir
  38. OLÁ Pedro, o incentivo a leitura é necessária, e sabemos que é uma tarefa não muito fácil para os adultos que tem essa garotada acostumada ao celulares e a internet. O seu texto demonstra claramente o quanto precisamos estar atentos sobre essa questão e o quanto devemos proporcionar incentivos a essa nova geração.Por aqui a leitura se faz presente. Belo texto!!!Boa semana ! Abraço
    proporcionar incentivos ao hábito da leitura para essa nova geração.

    ResponderExcluir
  39. A leitura é uma das boas formas de aprender. E que é muito mais saudável que os jogos no telemóvel ou no computador.
    Excelente crónica, gostei muito.
    Bom resto de semana, caro Pedro.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  40. Uma bela página. É preciso desde cedo incentivar nas crianças o hábito da leitura,pois através dela se adquirirá todo o conhecimento necessário para uma viver melhor.

    ResponderExcluir
  41. Boa tarde, Pedro, batemos sempre na mesma tecla, ler mais e mais, é preciso formar o hábito da leitura, porém nem a todos é permitido isso, e você bem o coloca em sua crônica, o poder aquisitivo nos deixa sempre querendo mais, os livros estão caríssimos e nem todos podem adquirir os títulos ou obras desejadas. As bibliotecas públicas nem sempre estão prontas para suprir nossas necessidades de leitura, mas também continuo afirmando que devemos ler sempre, ler muito. Abraço!

    ResponderExcluir
  42. Pedro:
    hoy no estoy totalmente de acuerdo con usted.
    Que a una persona le guste la lectura es algo tan misterioso como tener éxito.
    Desde luego hay que fomentar la lectura y procurar leer cuentos a los hijos desde pequeños, pero eso no garantiza que les guste la lectura.
    A mi hijo menor le contaba cuentos, como a sus hermanos, y sólo lee los libros que le exigen en el instituto. Por su propia iniciativa, no lee nada.
    Y en mi casa hay muchos libros. Nos ve leer continuamente. Pero no. No funciona ninguna técnica.
    Abraços, meu amigo.

    ResponderExcluir
  43. Criar hábitos de leitura deveria ser o primeiro passo para o aprimoramento da educação formal....em casa ou na escola todos devem dar á criança a felicidade de poder ler dando asas à imaginação e ao espírito crítico. A oportunidade faz crescer o espírito com o prazer da leitura e teremos cidadãos conscientes...O que se faz para isso?
    /Um abraço

    ResponderExcluir
  44. Pedro penso que este habito foi perdido ao longo tempo, bem como este processo dos pais incentivarem. Claro que a analise do poder aquisitivo foi bem colocada e cabe também uma critica ao governo por não propiciar o aceso dos menos favorecidos ou nada favorecidos e ainda cremos que ao governo(políticos) não interessa um povo leitor e esclarecido, pois poderia muito bem mudar o estado de coisa que vivemos em política. Lembro bem de uma professora que tive no ginasial e que era freira, ela sempre tinha uma indicação de um livro para estimular o gosto e assim os livros eram sempre bem escolhidos até que no fim do ano ela indicava um Machado de Assis, Luis Azevedo e alguns livros de 200 paginas, mas que atraíam a leitura. Eu agradeço muito a ela Pedro em poder dizer, que ler é um prazer. Em algumas feiras que vou eu sinto uma boa procura mas infelizmente uma certa ausência de jovens.
    Boa postagem amigo neste incentivo e critica ao habito.
    Abraços de paz.

    ResponderExcluir
  45. Actualmente, há mesmo muitas distracções para os mais jovens que os desviam da leitura... vivemos num mundo voltado para a informação... mas não para a cultura... ocorrendo que a grande maioria das leituras que se fazem... têm origem no que surge nas redes sociais... que por vezes contaminam as próprias notícias... pois já há meios de comunicação que fazem notícia, com base em... notícia surgida em rede social...
    Felizmente, sempre tive o vicio da leitura desde muito nova... quando ainda não havia Net... e confesso ter saudades desses tempos...
    Hoje em dia, o excesso de informação, acaba gerando desinformação... causada até por uma deficiente selecção do que procuramos na Net, por vezes...
    Como sempre, mais um tema irrepreensivelmente bem abordado, por aqui, Pedro...
    Um grande abraço! Boa semana!
    Ana

    ResponderExcluir
  46. Anônimo11:37

    Na minha infância na zona rural tive imensas dificuldade para ler, meu pai contava as histórias e me deixava indócil, eu queria saber mais sobre os personagens, e eu o atormentava para comprar livrinhos pra mim. Foi assim que comecei a gostar de ler.
    Muito bom visitar seu espaço literato.
    Boa semana amigo!
    Bjs no core!

    ResponderExcluir
  47. Caro Pedro Luso,

    Bom, muito bom ler suas crônicas. Vou visitá-lo com mais frequência.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir

Logo seu comentário será publicado,
muito obrigado pela sua leitura e comentário.
Meu abraço a todos os amigos.

Pedro Luso de Carvalho